15 de nov. de 2009

O novo cafajeste

Quando você ouve a palavra "cafajeste" o que lhe ocorre de imediato? Caso seja uma mulher lendo esse texto, talvez você pense que um homem sendo chamado dessa forma é aquele cara sem nenhum escrúpulo que faz de tudo para conseguir o que quer, geralmente convergindo em SEXO. Há também aquelas que pensam que um "cafajeste" utiliza-se de alguns artifícios baixos para conseguir outras coisas, como dinheiro por exemplo. Aquele que pega todas, que só vive na "putaria", que não liga para os sentimentos alheios, também sem enquadra nessa definição de homem.
Vejamos então a definição de "cafajeste" segundo o dicionário online "Priberan":

cafajeste
s. m.
1. Bras. Homem de ínfima ou ruim condição.
2. Indivíduo inútil.
3. O que, na gíria escolar coimbrã, se chama futrica.


Parece-nos que nenhuma dessa definição é suficiente para condizer com a fama que essa palavra tem e toda sua versátil contextualização. Então, permito-me a expressar que a pluralização semântica dessa palavra eleva o ser "cafajeste" a patamares indefinidos.
Importante estabelecer uma diferença feita pelos por aqueles que se julgam "cafajeste" que é a separação total do "canalha" que segundo o mesmo dicionário, define:

canalha
s. f.
1. Ralé, ínfima plebe.
2. Crianças pequenas.
s. m.
3. Patife.


Mais uma vez a definição não é suficiente, mas em termos práticos o canalha não "trabalha" de forma parecida com o "cafajeste". Ele(Canalha) é um sujeito, muita das vezes, considerado, vil, velhaco e mau caráter. O canalha é abominável, não sabe tratar uma mulher, de maneira geral, não sabe tratar ninguém bem.

Qual é então o propósito do "Novo Cafajeste"? Acredito que o propósito é subdividir, ou melhor, colocar essa idéia em camadas, por que não existe só um tipo. O tipo que se destaca é o que eu tentarei defender, pois ele está, com certeza, em um patamar diferente dos outros.

Então, para finalizar esse primeiro texto, garanto que existe um tipo de "cafajeste" que as mulheres amam e odeiam, ou odeiam amar ou até, amam odiar. Esse é o que eu tento ser, é esse que eu defendo. O NOVO CAFAJESTE!










Nenhum comentário:

Postar um comentário